Proteja seus arquivos com o BoxCryptor!

Serviços de armazenamento online como o Dropbox são muito práticos, mas é normal hesitar em armazenar lá arquivos com informações “sensíveis”, como cópias de declarações de imposto de renda ou extratos bancários. Afinal, se por algum motivo sua conta for invadida, seus dados estarão em mãos erradas.

Se esse é o seu caso um serviço gratuito como o BoxCryptor pode resolver o problema, já que ele criptografa automaticamente quaisquer arquivos antes de enviá-los para sua conta no Dropbox (também oferece suporte para Box.net, Google Drive e Microsoft SkyDrive).

Uma vez que faça o download e instale o cliente do programa (disponível para Windows, Mac, iOS e Android), o  BoxCryptor irá criar na mesma hora um disco virtual em seu computador ou dispositivo. Ele identifica seus serviços de armazenamento na nuvem configurados e os insere dentro da pasta “BoxCryptor”. Por padrão, o programa utilizará encriptação AES-256 bit para proteger seus arquivos.

Você pode continuar vendo todo o seu conteúdo dentro da pasta do BoxCryptor e pode continuar usando sua pasta original do Dropbox também. Para encriptar um documento ou pasta, você clica nele com o botão direito e escolhe a opção Encrypt. A partir deste momento, se você visualizar o documento ou pasta através do Dropbox, ele estará ilegível. Através do BoxCryptor, porém, você verá o arquivo original, sem encriptação.

Uma vez que uma pasta seja encriptada, qualquer conteúdo extra adicionado a ela será encriptada quando ele sincronizar com o Dropbox. A partir do BoxCryptor, você poderá identificar quais arquivos e pastas estão protegidos pela etiqueta verde que recebem. No Dropbox, você reconhecerá os arquivos protegidos pela extensão .bc adicionada ao seu nome.

O BoxCryptor é construído em cima do conceito de segurança de “zero-knowledge”: ou seja, seus desenvolvedores não tem qualquer acesso aos seus arquivos e toda a encriptação acontece no seu computador, não nos servidores da empresa. Isso acrescenta uma camada extra de segurança, já que os arquivos que você deseja proteger não saem de sua máquina sem encriptação em momento algum. Por outro lado, isso significa também que a responsabilidade é toda sua: se você esquecer a chave de segurança da encriptação, você não acessa nunca mais os arquivos encriptados. Mantenha uma cópia armazenada em outro lugar ou guarde sua senha com muito, muito cuidado.

Faça o download do programa aqui. Disponível para windows, Mac OS, windows phone, android, iOS, blackberry e chrome.

Fonte: Código Fonte UOL

Anúncios

2 comentários sobre “Proteja seus arquivos com o BoxCryptor!

  1. Ótima sua iniciativa em promover o uso de criptografia no armazenamento em nuvens computacionais. Porém, faltou comentar que o BoxCryptor sofre do mesmo mal que a maioria dos produtos destinados a proteger informação: NÃO DISPONIBILIZAM O CÓDIGO FONTE PARA AUDITORIA. Dessa forma, não há garantias de que o produto seja eficaz no seu propósito. Apesar de promulgar o uso de AES-256 como técnica de cifragem, não é possível avaliar como a empresa implementa a tecnologia.

    A segurança se perde porque você precisa acreditar que os responsáveis pela tecnologia são infalíveis. Quando mesmo as tecnologias amplamente abertas e disponíveis para escrutínio (TLS, OpenSSL, PKI, etc) tem sido quebradas em intervalos cada vez mais curtos, acreditar que um produto de código privado proverá segurança às suas informações é por demais temerário, ainda mais em nuvens computacionais.

    Curtir

    • Agradeço o comentário, Carlo, essa também sempre foi uma preocupação minha, porém ainda não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas existe algum programa não open source com finalidade semelhante (criptografia nas nuvens, ou mesmo só criptografia local) que disponibilize o código fonte para auditoria?

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s