Apostila COBIT 5

Atualizado em 21/01/2015
Cobit-5
 Olá, pessoal!

Já tem algum tempo que não atualizo meu blog! E para voltar à ativa, eis que disponibilizo uma apostila que elaborei sobre o COBIT 5.
Após verificar que esse assunto já está sendo cobrado em provas de concurso (STF) e, após pesquisa na net, constatei que praticamente não há material em português e as publicações oficiais ainda não foram traduzidas. Portanto, resolvi estudá-lo e compilar todas as informações nessa apostila.Em resumo: há muitooo o que aprender sobre o COBIT 5!!! Portanto, vamos estudar!

[ATUALIZAÇÃO] A apostila foi revista e atualizada! E também disponibilizada no formato .epub!

 

Apostila COBIT 5 v.1.2icones_epub  pdf_icon

 

Anúncios

30 comentários sobre “Apostila COBIT 5

      • Prezada Luzia,
        estou a ler o documento e me deparei com uma dúvida: O que são drivers de stakeholders? Os stakeholders são os usuários chave mas, quem são ou o que são seus drivers? Eventos? Abraços e Obrigado.

        Curtir

      • Olá, peergunthk16!

        Drivers de stakeholders são direcionadores ou motivadores que influenciam as necessidades dos stakeholders. São essas necessidades que orientam na elaboração dos objetivos de negócio de uma organização. Conforme está na apostila, esses direcionadores podem ser mudanças na estratégia do negócio, mudança no ambiente do negócio (entrada de novos concorrentes), mudanças nas leis e regulamentos vigentes e novas tecnologias.

        Tomando a legislação como exemplo de direcionador, tem-se, no Brasil, a Lei nº 12.965, mais conhecida como o Marco Civil da Internet, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Um dos temas que a lei trata é a neutralidade da rede, em que o “responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicação.” Isso visa garantir que todos os conteúdos e usuários sejam tratados da mesma maneira. Como exemplo prático, as operadoras de telecomunicações, que proveem o acesso à Internet, podem ter uma oferta diversificada de banda, mas não podem bloquear ou limitar a velocidade de tráfego, dentro do pacote de banda contratado, para determinados aplicativos, sites ou conteúdos na rede. Além disso, a lei determina que as operadoras deverão garantir a qualidade contratada da conexão à internet.

        Essa lei se torna um direcionador de stakeholders influencia as necessidades dos stakeholders: as dos usuários de internet (stakeholder externo), que agora tem a garantia de que a qualidade de sua conexão será conforme contratado, e caso não seja, poderá reclamar seus direitos, e as do corpo diretivo da operadora de telecomunicações (stakeholder interno), que precisa se preocupar em adaptar o negócio para atender a essa obrigação (já que deverá modificar a oferta de seus serviços), pois caso não cumpram, poderá ocorrer a perda de clientes, impactando na criação de valor para o negócio.

        Curtir

  1. Olá Luzia. Não consegui baixar a apostila pelo seu link. Por favor, você poderia disponibilizá-lo novamente?
    Muitíssimo Obrigado 🙂

    Curtir

    • Oi, Júlio, tudo bem?
      Peço só um pouquinho de sua paciência, pois estou atualizando a apostila e vou disponibilizá-la no dia 26/05.
      Tenho certeza que não perderá por esperar só mais um pouquinho! 🙂

      Agradeço a sua paciência!

      Luzia Dourado.

      Curtir

  2. Luiza, boa tarde!

    Me interessou muito este material, porém não está disponível para o download.
    Consegue me enviar?

    Curtir

    • Oi, Leonardo,

      Gostaria de saber que mensagem de erro aparece quando clica no arquivo…
      De onde você está tentando baixar o arquivo, é possível acessar o dropbox?
      Pode tentar de novo? Pois testei e está normal…

      Curtir

  3. Boa tarde LUisa muito obrigada pela matéria me esta sendo muito útil para minha monografia, se tIver mais material relacionado agradecia.

    Abraços

    Curtir

    • Boa tarde, Taychua, fico feliz em saber que o material ajudará na sua monografia (não deixe de citar nas referências 🙂 ), qual o tema da sua monografia para que possa te ajudar?

      Curtir

  4. Olá Luzia;
    Gostaria de parabenizar você pelo seu blog e pela qualidade das postagens. Também tenho um blog (janioantunes.wordpress.com) que falo de assuntos diversos e sobre certificações de TI. A grande parte das visitas do meu blog são por causa dos posts de certificações. Por meio do compartilhamento de conhecimento, será possível ter uma gama de profissionais bem preparados no mercado de trabalho… Parabéns!

    Curtir

  5. Parabéns Luzia, e Sucesso sempre!
    Obrigada por disponibilizar excelentes materiais para quem está começando no mundo dos concursos!

    Curtir

    • Obrigada, Andreia! Fico feliz por poder ajudar, já fui concurseira e sei como é difícil encontrar bons materiais para estudar! Qualquer crítica, sugestão são bem vindas! Se tiver dúvidas pode contar comigo!
      Bons estudos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s